Nossa História

A Agro Serra tem sua origem em São Raimundo das Mangabeiras, no ano de 1984, a partir da visão vanguardista e da iniciativa pioneira do empresário Serafim Adalberto Ticianeli, que vislumbrou o potencial agrícola do Sul do Maranhão.

Naquela oportunidade, o empresário Serafim convidou seu irmão mais novo Pedro Augusto Tizianel junto com os Irmãos Zulli, para participarem dessa empreitada. Juntos, pensaram o projeto nas Serras Grande e Croeira, confluência dos limites de São Raimundo das Mangabeiras, Fortaleza dos Nogueiras, Grajaú e Mirador. Posteriormente, foram incluídos os municípios de Formosa da Serra Negra e Fernando Falcão. Além de Balsas, base logística e administrativa para a expansão dos negócios.


Na organização, os estudos de viabilidade do empreendimento foram realizados inicialmente pelo Engenheiro Florestal Pedro Augusto Tizianel, com recursos de fotointerpretação, juntamente com as avaliações em campo, as primeiras aquisições de áreas e a implantação do projeto.


Inicialmente, tratava-se de um projeto agrícola modular, com maturação de longo prazo e uma área agrícola útil de, aproximadamente, 25.000 hectares, baseado na abertura do cerrado com arroz de sequeiro, recebendo, em seguida, a soja como cultura principal.


Posterior à implantação do projeto nas Serras Grande e Croeira, tendo como porta de entrada a propriedade denominada de Fazenda São José, de propriedade de Álvaro Ferreira Nobre, vieram inúmeras outras propriedades, contíguas ou na região de influência, formando um imóvel de glebas contínuas, com aproximadamente 100.000 hectares, capaz de permitir legalmente a exploração de mais de 30.000ha de área útil cultivada.


Desde então, já foram experimentados o plantio de arroz de sequeiro, soja, milho, algodão, girassol e cana, além de pastagens.

 
Mais tarde, com a saída dos Zulli da sociedade, o projeto seguiu com a parceria entre os irmãos e sócios Serafim e Pedro, onde continuaram com o projeto de expansão por meio das infraestruturas:  agrícola, administrativa e social. Garantindo, assim, a construção de estradas, aceiros, redes elétricas, pontes, bueiros, galerias, os cortes e rebaixamento de serras também o aumento do volume de água captada.

 
No início da década de noventa, a Agro Serra adquire uma destilaria de álcool localizada na cidade de Aracoiaba, Ceará, que, até então, encontrava-se paralisada. Paralelamente, iniciou-se o plantio de cana-de-açúcar para formação dos viveiros primários e secundários.  No mesmo período, todos são surpreendidos com o falecimento do sócio majoritário e fundador da Agro Serra, Serafim Adalberto Ticianeli, cabendo ao irmão e sócio Pedro Augusto Tizianel a condução dos negócios, apoiado pela família deixada pelo Serafim, composta pela esposa Izélia e pelos filhos Cíntia, Celso e Cláudia.


Do ponto de vista produtivo, em 1995, realizou-se a primeira safra de cana, com moagem de aproximadamente 185.000 toneladas.


De 2017 até os dias atuais já foram implantadas e desenvolvidas diversas ações que posicionaram a Agro Serra como uma das agroindústrias de referência na produção de biocombustível à base de cana-de-açúcar do Norte e Nordeste brasileiro.


A empresa atende 52% do consumo maranhense de etanol e representa 70% da produção do Estado. Alcançou o patamar produtivo de mais de 2 bilhões de litros de álcool (etanol) carburante e geração mais de 1.000.000 de mw de energia.


Historicamente, a Agro Serra tem mantido seu olhar para o futuro e em direção aos avanços no setor de energias renováveis e limpas, para continuar atuando com seu compromisso social e ambiental.