Etanol de cana: benefícios diretos e indiretos

O combustível renovável tem um papel de protagonista para a mitigação do efeito estufa; uma alternativa mais sustentável



O uso do etanol em comparação aos combustíveis fósseis como a gasolina, traz inúmeros benefícios ambientais, energéticos e econômicos. A produção contribui para a criação e ampliação de vagas de empregos no setor agrícola, transporte e energia. A implementação do biocombustível à base de cana-de-açúcar no dia a dia das pessoas significa reduções imediatas das emissões de gases do efeito estufa (GEE).

 

Na Agro Serra, maior referência em produção de etanol do Norte e Nordeste do Brasil, a cana é a matéria principal para fabricação, seus resíduos geram novos produtos, a exemplo: bioenergia- produzida a partir do bagaço, o que possibilita a autossuficiência na geração de energia elétrica, cujo excedente é utilizado nos equipamentos de irrigação da lavoura. A gestão correta dos resíduos reflete a eficiência dos processos da cadeia produtiva e da empresa.

 

De acordo com Cíntia Cristina Ticianeli, sócia administradora e Diretora financeira da Agro Serra, a cana tem obtido um papel de protagonista como produto para a mitigação do efeito estufa, eliminando até 90% das emissões de gases poluentes. “A cadeia produtiva pode ser considerada um excelente exemplo de economia circular, onde desde o plantio até o bagaço, tudo é 100% aproveitado”.

 

Desde o início da criação dos carros Flex no Brasil - 2003 a 2020, cerca de 515 milhões de toneladas de gases de efeito estufa deixaram de ser despejadas na atmosfera, segundo a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

 

Puro ou misturado, o etanol tem resultados positivos na diminuição dos poluentes atmosféricos nocivos à saúde, tornando-se um forte aliado na qualidade do ar, além de ser um importante descarbonizante. “O setor sucroenergético é um importante aliado da sustentabilidade - desde o manejo da terra, passando pelo cultivo da cana até a produção do etanol”, observa a diretora financeira da Agro Serra.

 

O etanol de cana-de-açúcar oferece uma série de benefícios diretos e indiretos, os quais destacamos:

 

Benefícios diretos:

 

Combustível renovável: O etanol de cana-de-açúcar é uma fonte de energia renovável, produzido a partir de plantas cultivadas. Isso o torna uma alternativa mais sustentável em relação aos combustíveis fósseis, como a gasolina.

 

Redução das emissões de gases de efeito estufa: O biocombustível de cana tem uma pegada de carbono menor em comparação aos combustíveis fósseis, durante o seu ciclo de vida, desde o cultivo da cana até a queima no motor, libera menos dióxido de carbono (CO2) e outros gases poluentes que contribuem para as mudanças climáticas.

 

Menor dependência de combustíveis importados: Ao usar etanol como combustível, os países podem reduzir sua dependência de importações de petróleo. Isso fortalece a autonomia nacional.

 

Benefícios indiretos:

 

Estímulo à economia agrícola: A fabricação de etanol de cana-de-açúcar cria empregos no setor agrícola, incluindo atividades como o cultivo da cana, colheita e transporte. Isso contribui para o desenvolvimento econômico em áreas rurais.

 

Diversificação da matriz energética: O uso do biocombustível a base de cana-de-açúcar diversifica a matriz energética de um país, reduzindo a dependência exclusiva de um único provedor ou recurso, aumentando sua a resiliência, estabilidade e segurança energética.

 

Benefícios para a qualidade do ar e motor do carro: O etanol de cana-de-açúcar, possui uma combustão mais limpa em comparação com a gasolina, seu uso resulta em emissões reduzidas de poluentes atmosféricos, como monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos o que mantém o motor do veículo limpo por um período maior, faz bem a ele e ao meio ambiente, renovável, pode sempre ser produzido mais, diferente dos combustíveis fósseis.

 

Ação de descarbonização

 

A Agro Serra segue empenhada na construção de uma mobilidade sustentável a partir de combustíveis renováveis e com baixa pegada de carbono, é certificada pela RenovaBio, principal ação da Política Nacional de Biocombustíveis com significativas metas de descarbonização baseadas no aumento do uso dos biocombustíveis, que regulam a compra de CBIOs (créditos de descarbonização) por parte das distribuidoras de combustíveis, e tem trabalhado para impulsionar a substituição dos combustíveis fósseis a partir da expansão da produção e do uso de etanol. 

Deixe uma resposta